segunda-feira, 2 de novembro de 2009

JORNADA E HISTÓRIA DE VIDA - ROBERVAL - PRIMEIRA GERAÇÃO

Roberval, Gilvan e Jean Pierre na foto do primeiro intercâmbio com os Dinamarqueses, no ginásio do Colégio Santa Ursula, em 2003, onde o GRUPO TRAMPOLIM estava ainda se formando à partir de uma oficina cultural com o projeto Circo Escola Guerreiros da Vila Emater, da Ong São Bartolomeu. De lá para cá, olha só a nova equipe do Roberval, um homem feito.
Grupo Trampolim, apresenta: Kauê e Kayke, gêmeos.





(as fotos dos menores Kaue e Kayke, foram autorizadas para ilustração da história de vida, por seus pais Roberval e Nay)

IMAGENS MARCANTES E ENGRAÇADAS DO INTERCÂMBIO CULTURAL

Marcante - um ginásio inteiro aplaudindo a apresentação do GRUPO TRAMPOLIM










parece MARCANTE, mas se olhar bem (no fundo) é ENGRAÇADO.













MARCANTE - ainda mais para o Frankinho....rs.









ENGRAÇADO - olha só o chapéu do cara....rsrsrrsr e a outra.....sem comentários!!!!






MARCANTE - com certeza, para o Gilvan e Jovens!!!





GRUPO TRAMPOLIM - UM SALTO PARA A VIDA














































TOURING BRASIL - RINGKOBING sKJERNEGNENS





































O time RingkObing-Skejernegnens é composto por 17 homens e 23 mulheres com idades entre 17 e 26 anos e os treinos são realizados uma vez por semana. A seleção para entrar neste time ocorre uma vez por ano ponde eles representam a DGI Vestjylland. Além dos treinos que ocorrem durante a semana, existem treinos durante os fins de semana que visam não só a parte da ginástica, mas também a interação social. Os ginastas selecionados neste time devem ser socios das instituições locais e participar de forma voluntária como instrutores ou ginastas dos vários eventos organizados nas áreas locais. Este tipo de time é para ginastas que realmente querem algo mais da ginástica e não só fazer parte de um time. Em outubro de 2009, eles fizeram um tour de 03 semanas pelo Brasil para mostrar a ginástica dinamarquesa para os brasileiros. Além das apresentações, fizeram whorkshops com as crianças, adolescentes e jovens dos projetos sociais no Nordeste. O objetivo da viagem e das apresentações é dar-lhes oportunidade de uma boa experiência com a ginástica além de adquirirem boas experiências de intercambio cultural e esportivo com o Brasil.

domingo, 1 de novembro de 2009

ESPAÇOS EDUCATIVOS









  • Grupo Trampolim
  • Ong O Consolador
  • Ong Sua Majestade o Circo
--------------
TERMO : EDUCAÇÃO EXTRA ESCOLAR
Conceito:
1. Educação sem a intervenção da escola, que se realiza nas interações sociais.
2. Toda atividade educativa organizada e que não faz parte do sistema escolar estabelecido - quer ela se desenvolva independentemente ou constitua elemento importante de uma atividade mais geral - que visa servir a clientelas de ensino identificáveis e que procurem atender a objetivos determinados (EDUCATION periscolaire au service du développment rural: renforcement dos possibilités de formation offertes aux enfant et aux jeunes. New York, E/ICEF/L. 1284, 1973, cit. Por. P. Furter - Educação de Adultos e Educação Extra-Escolar nas perspectivas da Educação Permanente. In: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 59(131) : 410-422, jul.set, 1977.
3. Qualquer atividade educativa fora do quadro escolar, podendo incluir tanto a educação não-formal e informal como também qualquer outra forma de educação permanente ou ocasional. (Unesco)
Fonte: INEP - Thesaurus Brasileiro da Educação

SESC ALAGOAS - 19 DE OUTUBRO DE 2009 - INTERCAMBIO CULTURAL (convite do Gilvan, coordenador executivo do grupo)


Luciano, Frankinho e Alex, chegando ao SESC Poço.





Coordenador do Grupo Trampolim, Gilvan Ciríaco, oerientando os jovens multiplicadores do projeto antes da apresentação dos Dinamarqueses
Alex, Frankinho e Gilvan

Roberval (primeira geração do grupo) e Tatiana (psicopedagoga)

terça-feira, 27 de outubro de 2009

VISITA TÉCNICA AO COORDENADOR MUNICIPAL DO PETI - PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL

Gilvan, Maciel e Alex

INTERCAMBIO CULTURAL DA JUVENTUDE - MUNICIPIO DE PEDREIRA-SP E MACEIÓ-AL

Alex de Oliveira (19 anos) , jovem da Vila Monte Alegre, do municipio de Pedreira-SP.

"Gostei do projeto GRUPO TRAMPOLIM! Posso afirmar isso porque ouvi depoimentos dos jovens do grupo. Depois que entraram no projeto, melhoraram na escola, devido a boa convivência entre todos. A expêriencia para mim foi inesquecível, principalmente a oficina com o grupo de ginástica dinamarques. A impressão que tive foi a de que o Estado de Alagoas é muito bonito. Agradeço o Prof. Gilvan e o jovens do grupo trampolim pela oportunidade, estadia e pela amizade que espero levar comigo daqui para frente."

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

GRUPO TRAMPOLIM APRESENTA TATIANA


Tatiana é psicopedagoga e faz parte da equipe da Ong Rosa dos Ventos. Recem chegada, a profissional acrescentará muitas informações importantes com sua formação e especialização na área, e contribuirá para o crescimento significativo dos jovens do grupo.

domingo, 25 de outubro de 2009


Frankinho participou na sede da Petrobras- AL, da seleção para o Projeto MOVA BRASIL.

Projeto MOVA-Brasil


Inspirado no Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (MOVA), criado pelo educador Paulo Freire, o Projeto MOVA-Brasil segue no caminho para além das letras e números. Desenvolvido por meio de uma parceria entre Petrobras, Federação Única dos Petroleiros (FUP) e Instituto Paulo Freire (IPF), tem como finalidade promover a dignidade humana garantindo aos indivíduos e às comunidades a oportunidade de reconstruírem seu destino e de conquistarem o direito à cidadania plena e participativa.


Metodologia


Fundamenta-se nos princípios filosófico-político-pedagógicos de Paulo Freire. A ação pedagógica se desenvolve com base na Leitura do Mundo do(a) educando(a), a partir da qual se identificam as situações significativas da realidade em que está inserido. Desse processo, surgem os Temas Geradores que, por sua vez, orientam a escolha dos conteúdos programáticos.

Objetivos



Contribuir para a redução do analfabetismo no Brasil, o fortalecimento da cidadania e a construção de políticas públicas para a Educação de Jovens e Adultos;

  • Estabelecer parcerias com outros projetos do Programa de Responsabilidade Social da Petrobras Desenvolvimento & Cidadania e com organizações, sindicatos, movimentos sociais e populares e governos;


  • Organizar turmas de Alfabetização de Jovens e Adultos em regiões prioritárias para os parceiros envolvidos no processo;


  • Formar Coordenadores de Pólo, Assistentes Pedagógicos, Coordenadores Locais e Monitores.


  • Metas




    • Atender 120 mil alfabetizandos em 36 meses, distribuídos em 4.800 turmas, com dez meses de aula;


    • Formar 4.800 alfabetizadores e 350 coordenadores.

    Abrangência


    O Projeto encontra-se em desenvolvimento nos seguintes Estados: Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Amazonas.


    Período
    2008 a 2011


    GRUPO TRAMPOLIM APRESENTA: CHINA E PELÉ

    Coordenador Gilvan visitando o trabalho cultural de China e Pelé no Aterro Sanitário da Vila Emater - Projeto Ponto de Cultura Guerreiros da Vila.

    ROBERVAL E SUA INTELIGÊNCIA ESPACIAL

    Roberval criando o design da nova versão da logomarca da Ong Rosa dos Ventos, à partir de uma idéia do coordenador Gilvan.

    GILVAN E SUA INTELIGÊNCIA MUSICAL


    Pour Elise - Beethoven

    FRANKINHO E SUA INTELIGÊNCIA MUSICAL




    "_Gosto de todas as músicas do cara...."



    GRUPO TRAMPOLIM APRESENTA - ALEX - PRIMEIRA GERAÇÃO

    Cadê vc menino????


    Roberval, Gilvan, Walmor, os meninos do CEHM.....e o grupo segue desde 2003.





    quarta-feira, 14 de outubro de 2009

    IDA A MACEIO - PALESTRA PRE SAL





























    As crianças, adolescentes e jovens multiplicadores do GRUPO TRAMPOLIM, participaram em outubro da palestra sobre o Pré-Sal, ministrada pela Srª Solange Luna, da Petrobrás Regional Alagoas. O encontro do projeto com outros projetos sociais, ocorreram no anexo do Teatro Marechal Deodoro, orgão vinculado à Secretaria Estadual de Cultura. O Grupo Trampolim, agradece mais uma vez, o apoio institucional de seu diretor artístico Sr. Alexandre Holanda, que apoia o grupo desde o ínicio da jornada em 2003, viabilizando em sua pauta, o espaço para ensaios e apresentações culturais.