segunda-feira, 29 de junho de 2009

Gilvan Ciríaco


Quem é Gilvan?
É um desafio falar desse EDUCADOR e suas inteligências.
Gilvan Ciriaco da Silva , Brasileiro, 50 anos, natural de Recife - PE, solteiro, filho e irmão de nordestinos, pai de Michelle Barreto do Espírito Santo, bicampeão brasileiro de ginástica olímpica e penta campeão pernambucano de ginástica, artista plástico, professor Gil, Gilvanildo, Gil Van Damme, Careca.
É pintor, desenhista, escultor e gravurista.
Atualmente, reside em Maceió, capital do Estado de Alagoas e trabalha na cidade Boca da Mata, dsitante 68 Km da capital, município de apenas 24 mil habitantes localizada no Leste Alagoano.
Ciríaco começou sua carreira artistica influenciado pelos artistas pernambucanos e atualmente é conhecido por suas meticulosas xilogravuras e esculturas, inspiradas na temática e estilo de suas raízes culturais nordestinas.
Tudo o que esse educador vê ou sente é objeto de aprendizagem para mim que tento "sistematizar" e "decodificar" um processo seu processo de criação. Sua leitura de mundo é surpreendente. É uma pessoa extremamente sensível e profundamente comprometido com o crescimento pessoal de seus alunos e dos que o rodeiam.
Depois de algumas leituras sugeridas e descobertas pessoais, Gilvan diz que a teoria da evolução Charles Darwin explica, mas a EDUCAÇAO Paulo Freire é quem explica.
Em sua linguagem simples e clara, esse educador me demonstra empiricamente, como é necessária uma melhor compreensão dos nossos semelhantes, nossa sociedade, nossa herança social e a nós mesmos. E confirma. O que nos identifica visceralmente é a nossa cultura.

2 comentários:

  1. oi,meu nome é Larissa Ferro, tenho 19 anos, fui aluna e admiradora de Gilvan desde os meus 12 anos de idade. Fui uma das pimeiras alunas dele, onde comecei no colegio Adventista, participei de varios campeonatos e apresentaçoes, viajei para recife com seu grupo,participei de grupos no teatro Deodoro e no SESC poço, e fui convidada para o grupo de Boca da Mata, mas devido a distancia nao pude participar. Fiz parte dos grupos de dança, Ginastica e trampolim por 5 anos no total,onde sempre recebi elogios de sua parte por ser uma aluna dedicada e disciplinada. Tem uns 2 anos que me afastei, mas sempre manti o contato com ele. Gilvan me comunicou sobre seu novo projeto do trampolim de marionetes e me fez o convite, fiquei bastante interessada para participar com o grupo das 4 gerações... Se voce tambem estiver interessada meu e-mail é larissa_tpf@hotmail.com ou
    larissa-ferro@hotmail.com
    obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Gilvan Ciriaco e Eugênia Maria são pessoas realmente interessadas em ajudar o próximo. Parabenizo o Projeto Tranpolin, principalmente agora andando com as próprias pernas, sem precisar de terceiros para agilização de seus trabalhos.
    Um abraço
    Sônia Lucena

    ResponderExcluir