segunda-feira, 13 de julho de 2009

OFICINA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PERNAMBUCO

Prof. Sérgio Bastos (CM-RJ); Wellington Lima (Cirque du Soleil) e Prof. Jorge Bezerra (UPE), Coordenador do Curso de Trampolim em Recife-PE.





















EDUCAR PARA A VIDA.

Praticas esportivas com o objetivo de inclusão, baseada nas diretrizes da 1ª Conferência Nacional do Esporte (esporte, lazer e desenvolvmento humano), em 2004. Emendas no texto estadual, e o entendimento de que o discurso das políticas públicas estariam ainda longe de assegurar o direito constitucional de acesso de todos ( de quem falávamos?) a atividade esportiva e de lazer, baseada na legislação vigente (lei 9.615/98), que manifestava o esporte como atividade desenvolvida apenas em ambiente educacional (escolas), de atividades de rendimento esportivo e com pouco entendimento do esporte como instrumento de participação pedagógico em ambientes extra escolares (recreação/lazer/ comunidade).
Acreditava-se assim que o esporte passa, então, para um entendimento mais amplo proposto como qualidade de vida, saúde, prática social e expressão da cultura local.
As reflexões propostas, vem de um melhor entendimento das práticas de lazer e recreação adotadas, que no contexto pedagógico do grupo trampolim, promovem um articulação institucional , no sentido de ampliar sua atuação.
Com a iniciativa de aproximação e diálogo do Educador e Coordenador do Grupo Trampolim em ambientes universitários, acreditava-se ser possível integrar sistematicamente e organicamente parceiros da uma rede social que se forma com as práxis sociais, políticas, econômicas e culturais da sociedade.
Nesse processo de intervenção educativa, percebe-se claramente como necessário um apoio teórico para reflexão e sistematização de novas ações e ampliação do projeto para além de sua “base territorial”, articulando à partir dos sujeitos sociais, as parcerias com organizações do terceiro setor , ministério público, estado, prefeituras, empresas e ambientes de espaço educativos e comunitários.









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